domingo, 8 de fevereiro de 2009

FINALMENTE UM TEATRO ! - JOSE CID EM ANADIA

Caros leitores, esta semana vamos fugir um pouco à regra e ao âmbito do nosso blog (que até ao momento se tem centrado na análise de alguns dos discos menos conhecidos de José Cid) para relatarmos o que se passou na noite de 6 de Fevereiro de 2009, em Anadia, concelho onde reside o Artista (na aldeia de Mogofores).
Como filhos da terra que também somos, não podemos deixar de realçar que não é todos os dias que podemos ter na nossa terra, no mesmo palco, a escassos metros de nós, a presença do Presidente da Republica (Cavaco Silva) e aquele que consideramos ser (sem rodeios) o pai do rock português, José Cid. Mas aconteceu! E porquê? É que Anadia vai ter finalmente um novo cine-teatro, passados tantos anos de abandono e degradação do velhinho Cine- Teatro S. Jorge. Até nós que somos uns jovens, ainda nos lembramos do velho teatro, dos camarotes, e do cinema em Anadia. Contudo, não pensem que pretendemos com a mensagem de hoje prestar homenagem aos actuais autarcas do concelho de Anadia pela obra que no dia 6 de Fevereiro de 2009 apresentaram aos anadienses, com honras de Chefe de Estado. Bem pelo contrário; entendemos que não fizeram nada mais do que a sua obrigação, pois há quase duas décadas que os anadienses reclamavam pelo facto de os autarcas nada terem feito para evitar que o antigo
cine teatro S. Jorge entrasse em ruínas. Se pensarmos bem: É necessário cair um telhado de um edifício com mais de 100 anos para se deitar mãos à obra? Com a morte do Cine-Teatro S. Jorge, morre também parte da memória colectiva de Anadia. É triste,mais um espaço histórico da Bairrada que está em ruinas e que desaparecerá ! ( Já para não falar da destruição do Mercado Municipal... e do novo projecto de parque infantil em frente a um cemitério ! )
No entanto, e para não parecermos ingratos, desejamos sinceramente que o dia 6 de Fevereiro simbolize também o regresso da cultura à nossa terra e que o futuro nos faça esquecer rapidamente que durante quase vinte anos estivemos à mercê do cinema e das peças de teatro que apenas os olhos dos outros conseguiam ver noutras cidades. Que esse dia seja também uma esperança para o futuro.
Apraz-nos ainda realçar o facto de o principal artista convidado para a inauguração do novo espaço ter sido precisamente José Cid. Na verdade, só teria sentido ser José Cid a inaugurar aquele espaço, não só pela sua importância e mediatismo, mas também por ser o maior artista de Anadia, para muitos um orgulho da terra. Não temos dúvida em afirmar que bem esteve a autarquia em convidar, em jeito de reconhecimento, José Cid para inaugurar o Cine-Teatro de Anadia ( ele que tantas vezes foi esquecido pelas gentes da nossa terra.)
Todavia, o espectáculo que ontem assistimos, juntamente com o Presidente da Republica, não foi apenas mais um espectáculo de José Cid; foi antes o reencontro com o público de um projecto que já existe há vários anos mas que nem todos os dias temos o privilégio de os escutar: Falamos dos “Sons do Centro”, um projecto "centrado" nas guitarras de Coimbra, que nos transporta até ao disco “ Oda a Garcia Lorca”, bem como ao imaginário da velha música de Coimbra, reinventada há já vários anos por José Cid através de discos pouco conhecidos da década de 90. Como o leitor deve calcular, para nós, foi um privilégio escutar José Cid neste registo e em excelente forma.
Como prémio da actuação para os anadienses, José Cid abriu o concerto com um tema inédito, escrito há menos de um mês entitulado “ Tu tocas piano como quem faz amor”. Confessamos que mal o Artista enunciou o nome da canção, que não deixámos de esboçar um pequeno sorriso e pensar “ O que é que irá sair dali?” Bom, simplesmente uma bela balada ao piano, de arrepiar por completo. Na nossa opinião, foi o momento da noite e logo a abrir o concerto. Para os mais interessados deixamos aqui a setlist do concerto:

1.Tu tocas piano como quem faz amor ( inédito) – José Cid, piano
2. Terra Mãe ( José Cid, com Sons do Centro - Carlos de Jesus e Paulo Largueza )
3.Coimbra ( Dueto com Zé Perdigão )
4.Sou galego até ao Mondego ( poema recitado por Joana Oliveira , acompanhado por Amadeus Magalhães, na gaita de foles)
5. Sou galego até ao Mondego – José Cid e “Sons do Centro”
6.Povo que lavas no rio – José Cid e “Sons do Centro”
7.Milho Verde ( Dueto com Zé Perdigão)
8.Fui à beira do Mar ( homenagem a José Afonso, interpretado por Nilde Grave)
9.A Lenda da Princesa Mal Amada ( poema recitado por Joana Oliveira, acompanhada por Amadeu Magalhães e José Cid)
10.A Lenda da Princesa Mal Amada ( José Cid e Sons do Centro)
11.Feira de S. Sebastião ( Zé Perdigão)
12.O Santo e a Senha ( José Cid e Sons do Centro – Tema inédito, poema de Miguel Torga)
13. Interrupção de Jorge Gabriel a alertar José Cid que tinha que terminar o concerto mais cedo devido ao espectáculo pirotécnico, com resposta imediata do Artista “ Tanto me faz ! “
14.No dia em que rei fez anos ( José Cid)

Da nossa parte fica então o relato abreviado dessa noite, na qual podemos confirmar que José Cid está para durar, em excelente forma, no pleno domínio das suas capacidades vocais e com a mesma personalidade de sempre: directo e frontal. A nós que lá estivemos por causa do seu concerto e não pelo Presidente da Republica, o “ Tanto me faz!” que José Cid nos ofereceu nessa noite, foi o agradecimento para quem ali esteve para o ouvir cantar. Outra coisa, não podia deixar de ser. Não há foguetes que parem a vontade de cantar de José Cid.
Nessa mesma noite, também privámos com o Artista pela primeira vez, no seu camarim, em amena cavaqueira durante mais de 20 minutos, enquanto que do outro lado, os outros anadienses se entretinham com o fogo de artifício. Muito mais haveria para relatar das interessantes histórias que o artista nos contou e dos seus projectos para o futuro. No entanto, o ambiente reservado de um camarim obriga-nos a guardar as memórias para nós próprios, deixando para os leitores apenas este registo: José Cid está para durar
! Preparem-se para 2009 !


José Cid em Anadia, 06.02.2009

2 comentários:

Anónimo disse...

grande cantor....
admiroO muito

Anónimo disse...

Adorei o tema que a Nilde cantou. Puxa, foi demais!