quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A minha música

Sem querer deixar para segundo plano outras canções com a mesma índole, como por exemplo "Epitáfio" ou o " O poeta, o pintor e o músico", podemos afirmar que a letra da canção " A minha música" ( ainda que com alguma dose de fantasia mas com muito de verdadeiro à mistura)é, sem qualquer dúvida, a mais auto-biográfica de todas as canções que José Cid lançou até à presente data. Sobre isso parece não existir qualquer espécie de discussão. Em pleno auge do disco sound, José Cid, socorrendo-se de notórias influências da sonoridade "disco rock" e numa correria desenfreada, através de quase 5 minutos de música, aborda quase todas as fases da sua existência enquanto homem e enquanto músico, percorrendo os tempos da infância até ao sucesso obtido com/e após o Quarteto 1111.
De facto, pouco muito haverá a discorrer sobre esta canção pois bastará atentar para a sua letra directa e objectiva para percebermos que desde pequenino José Cid sempre foi, por causa do seu gosto da música, um rebelde pouco interessado nos estudos uma vez que a sua grande paixão era ( e continua a ser ) a música. Duvidas não assim não restam que bem andou José Cid ao recusar colocar a gravata para ser um engenheiro ou doutor, conforme era desejo de seu pai. Bem pelo contrário; o tempo viria a provar que a verdadeira vocação de José Cid era verdadeiramente a música, tendo-se tornado, como se sabe, um dos músicos com mais sucesso registado em Portugal de todos os tempos.
Por outro lado de " A minha música", lançada em 1978 em formato single ( Orfeu Ksat 646) evidencia-se ainda um refrão que progressivamente ao longo dos tempos se tornou um dos mais conhecidos de toda a sua discografia," Nasci para a Música", que por sinal dá nome à dupla colectânea lançada em 2003 pela Movieplay com o mesmo nome.
Para além da dupla colectânea supra referida, poderemos encontrar esta canção no duplo CD " Pop Rock & Vice-Versa", no duplo LP " Os Grandes, Grande Exitos de José Cid" e no CD " Ao vivo no Campo Pequeno"


Clique no Play para ouvir um excerto da canção

Sem comentários: