quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Nihelile ( Agora em crioulo!)

Ano novo, nova mensagem para os nossos leitores. O que nos reservará José Cid para 2009? Nunca saberemos… Para já, somos nós que vos iremos surpreender. Temos a consciência absoluta de que a primeira mensagem de 2009 será a mais original de sempre, não fosse ela sobre uma canção que nos deixou completamente estupefactos logo à primeira audição.
Caros leitores, vamos ser muito frontais desta vez, sem grandes textos e perfumes no ar: Preparem-se para ouvir o inimaginável. Respirem bem fundo e preparem-se para ouvir José Cid a cantar em crioulo. Sim, crioulo! De Moçambique, para sermos mais exactos.
Vamos recuar então novamente a 1971, ao mítico (e quase desaparecido) álbum “ Palha” ( COLUMBIA 8E 062-40.118 – 1971 ) já por nós comentado neste blogue- Mais uma vez perguntamos, para quando a edição em CD ?)
Infelizmente, ainda não conseguimos chegar à fala com o Artista, para que o próprio nos explique um pouco sobre a razão de ser desta canção e quais os motivos que o levaram a fazer uma versão do tema "Nihelile", do moçambicano Fany Pfumo. Por essa razão, quase que nos limitamos a colocar à disposição do leitor/ouvinte este tema sem grandes considerações laterais sobre o mesmo.
O mesmo diremos relativamente ao já falecido Fany Pfumo, do qual não existe muita informação. No entanto, podemos adiantar ao leitor que Fany Pfumo é considerado por muitos o verdadeiro rei da marrabeta (música urbana de Moçambique de estilo popular), tendo feito sucesso, após a independência de Moçambique, em terras da Africa do Sul.
Sinceramente, não fazemos a mínima ideia sobre o que José Cid canta neste tema, nem o significado das palavras que canta (repita-se, mais um vez, em crioulo). A única coisa que sabemos é que o Artista, está bem disposto, e quase de certeza( apostamos desde já consigo) que está a falar de uma mulher…
Só mais uma coisa, caro leitor: O dia das mentiras é daqui a quatro meses, por isso, caso pense que a mensagem deste dia é brincadeira, informamos desde já que está enganado: É mesmo José Cid que está a cantar!

Clique no Play para ouvir um excerto da canção
Imagens reproduzidas da colecção particular do autor do blogue

2 comentários:

Culto do Vinil disse...

caro amigo Blogger tomei a iniciativa de colocar o seu blog na minha lista de blogs a visitar, espero que com isso lhe traga maior visibilidade ao seu trabalho e desenvolvimento.
Bom ano 2009 e bons sons

João Pedro disse...

Muito obrigado pela sua visita e pelo seu gesto. Desejo-lhe igualmente feliz ano 2009 e que o seu blogue continue a "rolar" pois é um dos blogues de referencia do panorama musical português !!